Segurança do trabalho na pandemia: quais cuidados são necessários

Além de continuar com as ações que visam evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, as empresas estão tendo que lidar com um novo desafio: manter a segurança do trabalho na pandemia.

Logo que o coronavírus chegou ao Brasil, em fevereiro de 2020, uma das primeiras medidas foi modificar a forma de trabalho. Com isso, muitas empresas passaram a operar remotamente, com os seus colaboradores em home office.

No entanto, conforme o tempo foi passando, medidas de flexibilização foram adotadas pelos governantes e muitos setores voltaram a trabalhar presencialmente.

Tanto essas empresas quanto aquelas que se mantiveram ativas no momento mais crítico precisam se atentar aos cuidados necessários para manter a segurança do trabalho na pandemia.

O principal propósito com essa ação é garantir a saúde dos colaboradores e, ao mesmo tempo, evitar a proliferação do vírus e conseguir manter a atividade econômica.

Mas como fazer isso? Quais medidas a sua empresa deve tomar para evitar que os seus funcionários se contaminem pelo coronavírus? Confira essas e outras respostas!

 

Como promover a segurança do trabalho na pandemia?

Por uma situação nunca vivida, a principal dúvida seria como promover a segurança do trabalho na pandemia.Considerando essa dificuldade, e também como uma das medidas para conter o avanço do coronavírus, o Ministério da Economia e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, publicaram a Portaria Conjunta nº 20, de 18 de junho de 2020. Este documento estabelece quais devem ser as medidas adotadas pelas empresas, a fim de prevenir, controlar e mitigar, nos ambientes de trabalho, o contágio e a proliferação da Covid-19.

 

Quais devem ser os protocolos seguidos pelas empresas?

Considerando todos esses pontos, os principais protocolos que devem ser seguidos pelas empresas para garantir a segurança do trabalho na pandemia são:

  • criação do seu próprio plano de contingência
  • adequação das áreas comuns da empresa
  • higienização constante do local
  • orientação clara aos profissionais sobre as medidas a serem seguidas
  • estabelecimento de canais de comunicação efetivos
  • Criação do seu próprio plano de contingência

Ainda que haja diversas orientações dos órgãos de saúde, é fundamental que as empresas definam os seus próprios planos de contingência, de acordo com o seu negócio.

 

Adequação das áreas comuns da empresa

Áreas comuns como refeitórios e vestiários devem ser adaptados a fim de evitar a proliferação do vírus.A portaria no. 20, por exemplo, determina que deve ser mantida uma distância mínima de um metro entre os trabalhadores. Porém, estudos apontam que distâncias maiores (1,80m) são ainda mais indicadas. Para garantir que essas medidas de segurança sejam cumpridas, as empresas podem demarcar os lugares com o auxílio de adesivos e placas informativas.Vale lembrar que o mesmo cuidado deve ser aplicado para a disposição de mesas de trabalho e locais de atendimento ao público.

 

Higienização constante do local

Também é responsabilidade da empresa promover a desinfecção e a higienização constante do local de trabalho. Como o propósito é evitar a proliferação do vírus, a indicação é diminuir o intervalo entre uma limpeza e outra de banheiros, refeitórios, vestiários e outras áreas comuns, assim como de corrimões, maçanetas, elevadores etc.

Somado a isso, é fundamental garantir a boa circulação de ar natural nos ambientes. Caso usem sistemas de ar climatizados, deve-se adotar medidas para aumentar a manutenção dos equipamentos e higienização dos filtros.

Usar constante o álcool em gel e/ou lavar as mãos com maior frequência, utilizar máscara o tempo todo, evitar aglomerações e cumprimentos que envolvam abraços, beijos e apertos de mão, são orientações que precisam estar bem claras para os profissionais.

 

O que acontece se um funcionário adoecer?

Outra importante medida de segurança do trabalho na pandemia é estabelecer um protocolo de triagem para identificar possíveis casos de Covid-19.

Em caso de suspeita ou confirmação da doença, o funcionário deve ser afastado imediatamente de suas funções pelo período de 14 dias.

É bem importante orientar esse profissional sobre a importância de permanecer em isolamento em sua residência, inclusive, tomando todas as medidas necessárias para que outras pessoas da sua família não sejam contaminadas.

 

Como reduzir os riscos na sua empresa?

Como você pôde ver, as ações voltadas para a segurança do trabalho na pandemia são essenciais para evitar que os seus colaboradores se contaminem com o coronavírus.Essas medidas contribuem para que os profissionais possam exercer as suas funções de forma mais tranquila, pois aumentam a sensação de que estão mais seguros para trabalhar presencialmente.

Do ponto de vista das empresas, esses cuidados permitem que possam manter as suas atividades, reduz o número de afastamentos médicos e gastos relacionados a essas ausências, e ajuda a manter a produtividade e o faturamento.

 

Juntos, somos mais fortes para combater essa Pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *