O futuro além das competências técnicas

Hoje, o profissional não é avaliado apenas pelas suas competências técnicas. Especialistas detalham as transformações que nos direcionam para um “novo mundo”.

Fala-se muito em futuroevolução e sobre o que está acontecendo com o mundo. É comum as pessoas se sentirem inseguras e com muitas incertezas frente à realidade, seja no trabalho e na carreira profissional, seja emocional e pessoalmente.

As transformações estão acontecendo numa velocidade muito grande, o que nos levar a pensar   que há mudança, apontando para um presente e um futuro diferente, e ele será diferente em função da tecnologia.

As transformações do mundo são motivadas pela tecnologia ou existe outros aspectos das transformações sociais e culturais que têm importância? Se sim, que mudanças seriam essas? E o ser humano, como ele lida com esse período de transformações e que tipos de competências deveriam estar orientando as futuras gerações? Continue acompanhando e saiba mais!

As transformações do mundo

As mudanças tecnológicas acontecem em diversos âmbitos e repercutem diretamente em nossa vida profissional. A gente fica feliz pelos avanços, mas ignoramos o fato de que precisamos nos reinventar enquanto pessoas e profissionais para darmos conta das novas necessidades e dos novos problemas da sociedade. É preciso desenvolver essa habilidade de repensar e deixar para trás conceitos que tínhamos sobre como trabalhar, sobre o que é necessário intelectual e mentalmente.

É preciso desapegar do modelo antigo, com aquilo que sabe e acredita. Muitas vezes, continuar acreditando em algumas coisas, nos impede de dar o próximo passo como pessoa.

Isso tudo nos faz pensar sobre crenças . Não Devemos deixar que as crenças limitantes nos impeçam de crescer. Nunca devemos dizer “Eu não consigo”.

 

Necessitamos de aprendizagem contínua

Em um mundo que nos desafia tanto e a todo momento, é preciso observar e colocar em perspectiva a noção que temos de conhecimento. Algumas literaturas apontam que o conhecimento precisa ser visto de outras maneiras e não demasiadamente engessado e rígido, como ainda o percebemos.

conhecimento é um processo. É mais sobre uma estrada que se caminha do que algo que se leva na mochila. Sabendo disso, como são nossas crenças acerca do conhecimento? Como acreditamos que o conhecimento funciona e como o adquirimos?

Percebemos que é mais difícil formarmos profissionais mais criativos e aptos a enfrentarem o mercado de trabalho.

Propósito e Trabalho

O termo propósito, nos últimos tempos, tem sido muito associado ao trabalho. De certa forma, nos faz pensar sobre o significado do que fazemos no trabalho, ou seja: por que eu faço o que faço?

Hoje, podemos enxergar o trabalho também como prazer e não apenas como recompensa financeira, dignidade ou contribuição para a sociedade. É sobre algo que possa nos completar internamente. Só que muitas vezes falta esse significado, esse motivo interno e temos a sensação de estar no automático. Aí voltamos a questão das crenças para entender que está tudo bem se deixarmos para trás o que não faz mais sentido, e estarmos abertos a novos conceitos, o que nos levará à um crescimento pessoal e profissional.

Pense nisso e veja como você está hoje, em relação à sua vida profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *