QUAL A SUA PRETENSÃO SALARIAL?

Quem já não ouviu essa pergunta em um processo seletivo e ficou sem saber o que responder? Ou, ainda, respondeu e ficou com medo de “estar errado”?

É importante começar explicando o que é a tão falada pretensão salarial: ela nada mais é do que o salário que o trabalhador pretende receber em troca da sua atividade profissional. Em outras palavras, é aquilo que você considera um pagamento justo pelo seu trabalho.

É comum que os candidatos fiquem desconfiados com este tipo de pergunta. Alguns chegam a pensar que há outra intenção, ou até mesmo que é um teste, e que o candidato pode acertar ou errar – mas, não.

POR QUE AS EMPRESAS FAZEM ESTA PERGUNTA?

A empresa ao solicitar essa informação, quer ter certeza de que poderá atender às expectativas salariais dos candidatos. Assim, terá em sua equipe, um profissional que trabalhe satisfeito e de forma motivada, pois tem suas necessidades, tanto pessoais, quanto profissionais, atendidas.

Além disso, as empresas buscam atrair bons candidatos, que poderiam não responder ao anúncio caso o salário anunciado não seja atendesse às suas necessidades.

O QUE LEVAR EM CONTA PARA DEFINIR A PRETENSÃO SALARIAL?

O candidato deve ter em mente todos os seus gastos ou despesas fixas. De nada adianta baixar muito a pretensão para ser contratado e não conseguir no final do mês, atender às suas necessidades.

Analise as suas qualificações, assim como a experiência profissional que já possui. É preciso que o valor corresponda à formação acadêmica, mas também esteja de acordo com o seu tempo de experiência profissional e trajetória no mercado de trabalho.

Seu último salário também é um fator a ser considerado, porém você deve ter em mente se ele estava naquele valor em função das suas qualificações ou do tempo que você permaneceu na empresa. Muitas vezes, aceitar um salário menor que o seu anterior, vai ser muito melhor do que ficar desempregado.

Outra dica muito importante é que você analise o mercado de trabalho e o cenário econômico. Quanto estão pagando para profissionais na mesma atuação da vaga ofertada.

Leve em consideração também o pacote de benefícios oferecidos; o plano de carreira/perspectiva de crescimento dentro da empresa; a satisfação de ex-colaboradores, , além da credibilidade da organização no mercado.

 

COMO EU, CANDIDATO, DEVO RESPONDER A ESSA PERGUNTA?

É importante que você se posicione quando lhe fizerem esse questionamento. Não faça rodeios e nem seja evasivo em suas respostas. Converse sobre isso de forma natural, com uma postura e entonação de quem sabe o seu valor.

Evite informar um número fechado, pois as vezes, você pode deixar escapar grandes oportunidades. Informe a faixa salarial que você se enquadra, para que seja possível estabelecer um valor vantajoso para você e para a empresa contratante. Porém nunca esqueça do valor base que você já calculou, com as dicas acima.

Além de todas estas dicas, é importante que você deixe claro para o contratante que seu interesse na empresa vai além do salário. Mostre que você valoriza também, por exemplo, o pacote de benefícios e a oportunidade de crescimento.

Agora, é só torcer para que você seja o escolhido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *