Entrevista remota: veja aqui dicas para se sair bem na entrevista de emprego

entrevista-por-videoconferencia

Com a correria do dia a dia e com a aplicação de novas tecnologias em empresas de todos os ramos, as entrevistas remotas passam a ser uma alternativa para agilizar o processo seletivo. Esse ano, com a pandemia do Covid-19, esse tipo de atividade se tornou quase uma obrigatoriedade. Além de virar tendência entre os empreendimentos, as entrevistas por videoconferência se tornaram uma solução tanto para os empregadores quanto para os contratados, passando a ser uma das principais estratégias das empresas de RH.

Dessa forma, alguns candidatos pensam ter sido prejudicados, ou por não dominarem os aparatos tecnológicos ou por não saberem como agir nesse encontro virtual que pode determinar seu futuro. Por isso, criamos esse artigo para esclarecer dúvidas frequentes e ajudar nesse momento de tanta novidade e informação.

Como se preparar para uma entrevista remota?

Você provavelmente já participou de uma entrevista presencial, na qual teve que se vestir formalmente e chegar com antecedência no local. Na entrevista remota não é muito diferente, você também deve estar bem vestido (de acordo com o perfil da empresa, mas sempre apresentável) e preparado para a reunião.

Normalmente, as videoconferências acontecem pelas plataformas Zoom.Us ou Google Meet. Portanto, verifique sua conexão com a internet antes do horário combinado, para garantir a sua pontualidade e ganhar uns pontinhos com a empresa.

Dicas essenciais para fazer uma boa entrevista e causar uma boa impressão

Durante uma entrevista de emprego, alguns fatores são decisivos para os recrutadores. Já na entrevista remota, você deve permanecer com os cuidados que já estava acostumado (a), mas alguns detalhes devem receber uma maior atenção. Por isso, agora vamos listar alguns desses cuidados extras e dar algumas dicas para você se sair bem nessa etapa do processo seletivo.

Revise seu currículo

Da mesma maneira que ficar procurando informações no currículo durante a entrevista presencial é inadequado, na videoconferência isso também demonstra insegurança. Portanto,  repasse as informações do seu currículo antes da entrevista.

Verifique a sua conexão

Reserve um lugar com boa conexão de internet antes da entrevista. Uma entrevista remota com a conexão caindo torna o processo cansativo e demorado. Além disso, se a videoconferência estiver travando, você pode perder alguma informação importante.

Cuidados técnicos

Como falado anteriormente, algumas plataformas são mais comuns para as reuniões ocorrerem, como Zoom.Us e Google Meet. Se você não utiliza o aplicativo indicado, baixe antecipadamente e procure mostrar um certo domínio durante a entrevista.

Nome de usuário

Para utilizar as plataformas e aplicativos para as reuniões, você normalmente precisa criar uma conta ou entrar pelo seu perfil do Google ou outra rede social. Portanto, verifique o nome do seu usuário antes da entrevista. Um nome informal e muito pessoal (Ex: Lucaslindo_11) pode comprometer a sua imagem para o recrutador.

Seja pontual

Para prevenir um possível problema técnico (mesmo depois de ter realizado os primeiros passos), esteja on-line no chat com 15 minutos de antecedência. Isso mostrará que você é uma pessoa preparada e responsável.

Ambiente organizado

Um ambiente organizado mostra uma pessoa organizada. Portanto, procure deixar o cenário sempre organizado (seja seu quarto, escritório ou outro lugar), isso mostrará profissionalismo da sua parte. Também garanta que ninguém ao seu redor te interrompa e incomode nesse momento.

Olhe nos olhos do recrutador

Agora que já realizou todos os preparativos para a entrevista, foque em demonstrar o seu interesse e segurança. Ao olhar nos olhos do recrutador ao invés da tela, você mostrará um comprometimento e foco na vaga e no processo.

Fique calmo e fale com clareza

Tente não demonstrar ansiedade e nervosismo. Quando você mantém a calma e fala com clareza, você causa uma boa impressão no recrutador, demonstrando uma capacidade de lidar com situações delicadas.

Mantenha o foco

Durante a conversa, procure sempre manter o foco. Se desligue das redes sociais nesse momento, dedique-se integralmente à entrevista. Faça anotações, pergunte, isso demonstrará interesse, foco e organização.

Cuidado com os contratempos

Alguns fatores externos podem gerar algum incômodo durante a entrevista remota. Ruídos externos, atraso de vídeo e áudio, congelamento da imagem, são alguns exemplos de situações que não dependem somente de você. Por isso, para não se assustar, ficar tenso e não conseguir continuar a conversa normalmente, treine mentalmente como lidaria com a situação. Procure se tranquilizar e retomar o foco na entrevista.

Agora está com você! Siga as dicas, respire fundo e faça uma ótima entrevista remota para a vaga que deseja. Nesses tempos de pandemia, não se assuste, são muitas mudanças, mas você conseguirá se adaptar… Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *