Cuidados para evitar a contaminação pelo covid-19 na hora de votar
No mês de novembro, a população retornará às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que os eleitores tomem os cuidados necessários para evitar a contaminação na hora de votar, elaborou algumas medidas para garantir a segurança de quem está votando, já que nos encontramos na pandemia do coronavírus. Dentre essas medidas, destacam-se:
1. Usar máscara é obrigatório:
O mesário poderá pedir que o eleitor abaixe a máscara rapidamente para identificação. Fora esse fator, o eleitor deverá permanecer de máscara durante todo o percurso. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.
2. Mantenha distância mínima de 1 metro:
Respeite a marca de distanciamento nas filas e evite contato físico com outras pessoas. O processo de identificação por biometria não será usado nas eleições deste ano para evitar a contaminação. Vote de forma ágil e não permaneça nos locais de votação por mais tempo que o necessário.
3. Use álcool gel antes e depois de votar:
Aplique quantidade suficiente para toda a superfície das mãos, esfregue nas mãos e entre os dedos até o álcool secar. O produto será disponibilizado nos locais de votação. O TSE recomenda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
4. Não vote com sintomas de coronavírus:
A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores que estiverem com sintomas de covid-19, ou que tiveram a doença nos últimos 14 dias, não devem comparecer ao local de votação. A justificativa de falta não será feita presencialmente para evitar aglomerações. Pelo aplicativo e-Título, que pode ser usado em qualquer smartphone, será possível fazer a justificativa sem sair de casa.
Voto consciente
Nos países democráticos, como o Brasil, as eleições são de extrema importância, já que é através delas que a população faz a escolha daquelas pessoas que vão criar as leis que todos os cidadãos terão de seguir posteriormente. A eleição é um ato de cidadania e o voto consciente é fundamental para eleger representantes que estão verdadeiramente preocupados em transformar a vida da população um pouco melhor. O voto consciente é a única forma de escolhermos bem os nossos governantes entre tantos candidatos corruptos e incapazes que existem.
Apesar de ser muito falado na época de campanhas eleitorais, o voto consciente não é tão simples assim. Para escolher conscientemente e adequadamente o político que irá te representar, é necessário gastar determinado tempo estudando os candidatos, para estar antenado, sabendo bem quais são as reais necessidades de sua cidade e do seu bairro.
Como votar corretamente
Existem 10 pontos que ajudam a votar corretamente:
- Vote sempre seguindo a sua própria opinião, não fique ouvindo muito o que os outros dizem;
- Conheça as propostas dos seus candidatos;
- Jamais venda o seu voto, ele vale mais do que alguém pode pagar;
- Investigue bastante para tentar desvendar quais são os reais objetivos dos candidatos;
- Não deixe que as pesquisas influenciem o seu voto;
- Não vote nas propagandas eleitorais do candidato, vote nas propostas que ele
tem e nas ideias que ele divulga; - Dedique tempo discutindo com a família e com os amigos as ideias dos candidatos;
- Tenha consciência de que o seu voto pode mudar o seu bairro, melhorar a sua vida e a de sua família;
- Entenda que o voto é um direito que você tem de eleger quem vai governar sua cidade, seu estado e seu país;
- Vote sempre, seu papel na democracia é muito importante.