Você sendo um vendedor profissional ou não, você gostando disso ou não, todos os dias você está vendendo alguma coisa, seja a sua imagem, seja o seu trabalho ou até mesmo alguma ideia que você tenha tido. Isso só mostra que essa é uma habilidade natural de todo o ser humano: nascemos vendedores e assim o seremos. Sempre.
Não é uma tarefa fácil ser vendedor. É preciso determinação, coragem, lábia, garra, comunicação, técnica, enfim, muitas são as características para poder se destacar dos demais e ser um vencedor, uma referência dentro da sua empresa.
Como se destacar como vendedor?
Infelizmente, não temos a fórmula mágica do que você pode fazer e do que você consegue fazer. Mas há algumas dicas singelas que, se aprimoradas, irá fazer você ser reconhecido dentro do ambiente de trabalho.
- Tenha sempre um objetivo em mente: quando nós temos um objetivo, fica muito mais fácil traçar as metas e os modos como faremos para alcançá-lo.
- A observação e a escuta é fundamental. Tente conhecer mais as pessoas antes de tentar adivinhar quais são as necessidades delas: o erro de muito vendedor é não estreitar os laços entre as pessoas ou simplesmente, deixar o cliente falar. Escute o que ele tem a dizer e só depois, pense numa proposta.
- Seja inquisitivo: entenda uma coisa, as pessoas estão sempre precisando de alguma coisa. Quanto mais coisas você souber, mais você conseguirá ter de informações necessárias para poder vender aquele produto.
- Sempre que possível, use os benefícios: é interessante que você bonifique, que dê vales, brindes e presentes. Os clientes sentem mais empatia pela sua pessoa e logo, se sentem mais acolhidas e gastam mais com você.
- Ouça o cliente sempre e dê o feedback antes de passar para o próximo passo: ensinar e mostrar o passo a passo que está sendo tomado, junto com um planejamento é fundamental! E o cliente se sente parte de tudo o que está acontecendo.
- Crie laços com o seu cliente. Faça perguntas e mostre o interesse: e isso não se limita apenas na marca, não. Pergunte sobre a faculdade, sobre os negócios, sobre a família. Pergunte sobre qualquer coisa que irá ajudar você a ter uma relação de confiança para com o seu cliente.
- Confirme o seu pedido, sempre: enganos podem acontecer, e se torna bastante constrangedor. Por isso, antes de fechar o pedido e mandar a demanda, repasse com o seu cliente o passo a passo, cada item do que fora descritivo e veja se não deixou passar nenhuma informação.
- Nunca, prometa algo que você não possa oferecer.
- Emergência e prioridades: nem tudo dará para ser desenvolvido ou entregue ao mesmo tempo. Defina junto com o cliente o primeiro passo a ser dado e anote as prioridades que ele tem. Repasse essas informações com as pessoas envolvidas no processo.
- Ao final do processo, mostre ao seu cliente como você sentiu prazer em atendê-lo. O cliente se sentirá mais acolhido e lembrará de você nas próximas compras.
Talvez essas dicas possam ajudar no resultado do seu trabalho.