Passo a passo para conseguir o primeiro emprego
O primeiro emprego é sempre um grande desafio para quem deseja entrar no mercado de trabalho. A falta de experiência é vista como um grande empecilho, por isso, hoje falaremos alguns passos básicos que te deixarão pronto para encarar a competição com outros candidatos.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, com mais fatores sendo exigidos, e essa disputa é ainda maior para aqueles que nunca trabalharam e buscam o primeiro emprego. O nervosismo, a ansiedade e a insegurança (devido à falta de experiência), tornam a busca pelo trabalho ideal ainda maior, atrapalhando o candidato na hora da entrevista de emprego.
O candidato aspirante, para conseguir se igualar ou ao menos ficar próximo do nível dos concorrentes, deve seguir alguns passos importantes. Para isso, trouxemos alguns tópicos que podem ajudar a passar por essa etapa difícil e conseguir o emprego dos sonhos:
1. Explicar seus conhecimentos acadêmicos no currículo:
Descreva sua graduação (ou graduações, se tiver mais de uma) e os cursos complementares que fez, desde que agreguem para seu objetivo profissional.
2. Valorizar suas habilidades pessoais:
Competências e aptidões como comunicação (desenvoltura, objetividade), negociação (Capacidade de persuasão, foco em resultados), ética, liderança, energia (iniciativa, entusiasmo), flexibilidade, equilíbrio emocional e criatividade, podem valorizar o seu currículo. Portanto, se tiver alguma dessas características, não deixe de acrescentar.
3. Valorizar sua responsabilidade e comprometimento:
Destaque seu desempenho, responsabilidade e profissionalismo. Mostre que, ao se tornar integrante da equipe, dará o seu melhor para abranger o crescimento, alcançando as metas e objetivos da empresa.
4. Incluir pequenas experiências, mesmo sem carteira assinada:
Normalmente os recrutadores não se importam com o tipo de vínculo empregatício que você possuía com a empresa, mas sim quais são seus conhecimentos técnicos e habilidades que desenvolveu em suas experiências anteriores. Portanto, não deixe de colocar nenhuma experiência profissional anterior. Caso você tenha trabalhado sem carteira assinada, não se esqueça de colocar o contato da empresa e do empregador.
Essas foram algumas dicas para te ajudar a concorrer de igual com pessoas experientes na busca pelo primeiro emprego. São pequenas alterações no seu currículo que podem te ajudar a se destacar. Agora é com você… Boa sorte!