Gestão do tempo no home office: mantendo a produtividade durante a pandemia
Em tempos de pandemia, o trabalho remoto – ou home office – é a forma mais comum e segura de continuar a exercer sua profissão, respeitando o isolamento social. Porém, não é tão fácil trabalhar dentro de casa, mantendo a produtividade e administrando bem o tempo.
Seja por causa da família, que precisa dos seus cuidados, por causa de tarefas domésticas, que ficam mais perceptíveis no dia a dia, ou até mesmo pela falta de foco, na qual você fica horas utilizando as redes sociais… O home office vem trazendo alguns desafios a serem enfrentados.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a criar uma nova rotina e conseguir alcançar a produtividade desejada nesses tempos difíceis.
1. Defina o seu horário de trabalho
Estabeleça horários fixos para suas atividades profissionais. Por mais que o home office permite uma maior flexibilidade, deixando você mais livre para definir seu horário de trabalho, isso pode se tornar um problema.
Ao definir quando iniciará, terá intervalo e finalizará o expediente, você aprenderá qual é o momento de se focar, aumentando a produtividade nesse horário de trabalho.
2. Faça uma lista de tarefas e organize seu dia
Monte uma lista com todas as tarefas do dia ou da semana. Esse hábito te permite criar uma autodisciplina, cumprindo as regras e metas estabelecidas. Você perceberá como a entrega de resultados será favorecida.
Vale lembrar que é importante respeitar o seu nível de energia. Portanto, busque colocar tarefas menos complexas para o final do dia, uma vez que você provavelmente estará mais desgastado.
3. Estabeleça um acordo com os familiares ou companheiros de casa
É importante estabelecer limites de disponibilidade. Separe seu momento pessoal do profissional, sem deixar que um interrompa o outro. Para isso, crie acordos com seus familiares ou companheiros que moram com você, deixando claro que aquele é seu horário de trabalho e que não está disponível.
Também é importante separar um momento para essas pessoas, sem atender às demandas do trabalho, dando completa atenção aos familiares no horário disponibilizado a eles. Nesse caso, é importante combinar horários com os colegas de trabalho.
4. Separe um momento pra si, conciliando pausa e trabalho
A rotina de home office pode se tornar bastante estressante e desgastante, por isso é muito importante manter a saúde física e mental sempre em dia. Se sua mente e seu corpo estiverem saudáveis, sua rotina não se tornará um problema e você conseguirá aumentar sua produtividade.
Indicamos a prática de atividades que podem ser praticadas dentro de casa, como a meditação, o yoga, danças e outros exercícios. Além disso, a regularização do sono e uma boa alimentação também são essenciais.
5. Entenda o seu ritmo e não queira fazer tudo ao mesmo tempo
Muitos profissionais estão tendo que encontrar um equilíbrio para essa nova dinâmica, sem deixar que atividades profissionais e domésticas se misturem, portanto, respeite seu tempo de adaptação. Encontre um método que melhor se encaixe na sua rotina e vá, aos poucos, transformando em uma atividade prazerosa e não desgastante. Você tem o seu ritmo e não precisa realizar todos os afazeres ao mesmo tempo.
Dessa forma, respire, se acalme, se organize e crie uma rotina que fará do seu dia a dia algo bom e não mais um peso para carregar…